login:     senha:  

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Ainda não tem cadastro? 

Ex-alunos Destaques

Christian Ingo Lenz Dunker (Dezembro/2011)

Nascido em 1966, Christian pertence à terceira geração de alunos que estudaram no Colégio Visconde de Porto Seguro. Também estudaram no Colégio seu pai, Klaus, e seu tio Peter Dunker. Sua avó Ruth Ilenburg foi aluna da Deutsche Schule nos anos 1920, casando-se com Barthold Dunker, professor de Hamburg, visitante nesta escola nos anos 1930. Depois de passada a guerra na Alemanha, ela retornou ao Brasil viúva, trabalhando como professora no Colégio, por mais de 25 anos, ao lado do Prof. Turelli, D. Maria Cecília e D. Ilka.

Formado em 1984, Christian estudou em uma época na qual a abordagem das humanidades passava por Organização Política e Social do Brasil e Educação Moral e Cívica, e havia, ainda, a cerimônia de hastear a bandeira todas as quartas-feiras, parar ao ouvir o hino nacional, levantar-se diante do professor. Junto com suas irmãs Simone e Karin, que também estudaram no Porto, e apoiado pela mãe Elisabete Lenz, filha de imigrantes alemães vindo de Frankfurt, Christian cedo se interessou pela literatura como caminho para outro mundo possível. As aulas de redação com Isa, de quem lembra com carinho, as viagens a Caraça e o futebol obrigatório surgiam assim como um suspiro de arejamento: Mehr Licht, diria Goethe.

Entre 1985 e 1989, cursou Psicologia na USP, envolvendo-se com a reconstrução democrática desta Universidade, fundando o Centro Acadêmico Iara Iavelberg, do qual se tornou o primeiro diretor, nos tempos de abertura. Ali fez também seu curso de mestrado e doutorado, estudando as relações entre o tempo e a linguagem na psicose da criança.

Especializando-se em psicanálise, redescobriu a importância da língua de Freud, trabalhando em várias universidades, como professor, e atendendo como clínico desde 1989.  Aos 35 anos, coordenou o primeiro curso particular de pós-graduação em Psicologia a ser credenciado no país, tendo publicado dois livros até então, Lacan e a Clínica da Interpretação (Hacker, 1996) e O Cálculo Neurótico do Gozo (Escuta, 2002). Com formação paralela em filosofia e ciências sociais, escreve há mais de 20 anos para revistas, jornais e sites no Brasil e no exterior sobre psicanálise, teoria social e crítica da cultura.

Realizou seu pós-doutorado na Manchester Metropolitan University, na Inglaterra, pela qual ganhou prêmios por sua pesquisa inovadora em teoria da linguagem, traduzindo e trazendo inúmeros autores ao Brasil.

Em 2004, tornou-se professor do Instituto de Psicologia da USP, junto ao Departamento de Psicologia Clínica, e em 2007 defendeu sua tese de livre-docência, Estrutura e Constituição da Clínica Psicanalítica, primeiro trabalho de orientação psicanalítica lacaniana brasileiro a  ser publicado na íntegra em inglês, pela Karnac Books em 2010. Em 2011, este livro saiu publicado em português pela Editora AnnaBlume.

Publicando mais de 30 capítulos de livros e dezenas de artigos científicos, orientador de teses, coordenador de projetos de intervenção clínica em hospitais, conferencista em inúmeros países, Christian é conhecido pela contribuição em diversas áreas das ciências humanas, nas quais seu trabalho vem sendo reconhecido: linguística, filosofia, sociologia, psicologia social, fonoaudiologia e, naturalmente, a psicanálise. Psicanalista Membro da Escola dos Fóruns do Campo Lacaniano participou ativamente da disseminação do pensamento do psicanalista francês Jacques Lacan no país. Casado com Ana Cristina e pai de Mathias e Nathalia, divide sua paixão pela clínica com a educação e a família, como desde sempre experimentou em sua vida, entremeada com o Colégio Visconde de Porto Seguro.

Matéria sobre meu último livro no Estadão (22/05/2011)

A Cura pela Palavra entrevista sobre o lançamento do livro Estrutura e Constituição da Clínica Psicanalítica (2011)

http://www2.uol.com.br/vivermente/reportagens/a_cura_pela_palavra.html

Links e informações relevantes:  chrisdunker@usp.br

http://www.ip.usp.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=443%3Aprincipal&catid=182&Itemid=92&lang=pt


Foto de sua avó Ruth Ilenburg Smith com D. Maria Cecília Moses e o Prof. Hamilcar Turelli,
25 anos de trabalho no Colégio Visconde de Porto Seguro.

<< voltar